Largo dos Açorianos: Prefeitura mantém para fevereiro previsão de entrega da revitalização

Quem passa pelas imediações do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, apesar de ver as equipes trabalhando, pode não acreditar que vai ser respeitado o prazo estabelecido pela Prefeitura para o fim da revitalização: fevereiro. O motivo é que, aparentemente, a obra segue longe de ser finalizada. Apesar disso, o Executivo mantém o prazo inicial.
Atualmente, a fase é de concretagem do espelho d’água. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam), já foram concluídas as etapas de limpeza e retirada de material orgânico e reforço do solo. Também já foi concluída, com britas e concreto magro, a base do segundo espelho d’água, onde hoje estão sendo trabalhadas as formas e armaduras das paredes.
Está em andamento, ainda conforme a Smams, o estaqueamento para que o primeiro espelho receba a estrutura do concreto. Em seguida, deve ocorrer a instalação das rede hidráulica e elétrica, dos bancos e do passeio público. A etapa final é o plantio da vegetação, com o objetivo de preservá-la durante o andamento do processo de revitalização.
Orçamento de R$ 4,6 milhões
A obra no Largo dos Açorianos é orçada em R$ 4,6 milhões, recursos garantidos através do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. O projeto de revitalização foi assinado em outubro de 2016 com a empresa Elmo Eletro Montagens LTda, vencedora do processo de licitação.
Nos primeiros meses de contrato, um atraso chegou a ocorrer no cronograma por parte da empresa e devido a interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Ponte de Pedra, também conhecida como Ponte dos Açores, tinha problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais e pelo alto nível do lago, além de pichações. A revitalização foi retomada na metade de 2017.