Saúde vai ouvir mais de 2 mil pacientes para avaliar postos de saúde na Capital

Em três meses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre prevê avaliar os serviços de 140 unidades básicas de saúde, a partir de um questionário a ser aplicado a quase 2,4 mil pacientes.
O instrumento de avaliação baseado em perguntas feitas a usuários e profissionais, permite a produção de um escore geral da atenção primária, com valores de zero a dez, considerando índices adequados quando superiores a 6,6.
A pesquisa vai ser feita junto a 1349 adultos e 537 crianças que passaram por atendimento médico e 505 adultos que receberam atendimento de saúde bucal.
A fase de entrevistas nas unidades de saúde vai começar amanhã. Vão ser convidadas a participar usuários que já fizeram, no mínimo, duas consultas. Durante o processo, serão avaliados quatro atributos: acesso aos serviços da atenção primária, formação de vínculo com os profissionais, cuidado integral e acompanhamento do paciente na rede de saúde.
A pesquisa vai ser aplicada por servidores da secretaria e do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), do Conselho Municipal de Saúde e estagiários/residentes, que passaram por treinamento no mês de dezembro.
Quem pode responder à pesquisa:
– Cuidados médicos: adultos com 18 anos ou mais e crianças com 12 anos ou menos, representadas pelos cuidadores, que consultaram com o médico no mínimo duas vezes – no dia da entrevista e mais uma consulta prévia.
– Cuidados de saúde bucal: adultos com 18 anos ou mais, que consultaram com o dentista no mínimo duas vezes – no dia da entrevista e mais uma consulta prévia.
– Médicos e gerentes/coordenadores: profissionais há mais de seis meses na função de médico de família ou coordenador da unidade de saúde.