Divulgados gabaritos do primeiro dia de provas da Ufrgs

Os gabaritos das provas do primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram divulgados às 17h, no site do concurso. As médias e o índice de abstenção só devem ser conhecidos amanhã.
O vestibular prossegue até o dia 10 de janeiro. Nesta segunda-feira, os candidatos respondem as questões de Língua Portuguesa e escrevem a Redação; na terça, vão ser aplicadas as provas de Biologia, Química e Geografia. Na quarta, é a vez das provas de História e de Matemática.
O concurso teve início com as provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna em 55 locais em Porto Alegre, Imbé/Tramandaí e Bento Gonçalves. Hoje, a Comissão Permanente de Seleção prorrogou em 15 minutos o horário de fechamento dos portões, em todos os locais de prova, após o monitoramento das condições de trânsito, pela EPTC, das principais vias de acesso ao Campus do Vale, onde se concentra o maior número de candidatos – quase 6 mil.
“Amanhã, segundo dia do concurso, não esperamos que se repita”, disse o reitor, Ruy Oppermann, em uma entrevista coletiva à imprensa. De acordo com ele, segue mantido o horário de fechamento dos portões às 8h30min. O reitor também destacou o ambiente tranquilo em que foram aplicadas as provas para os candidatos que solicitaram atendimento especial. Concentrados na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, no Instituto de Psicologia e no Anexo do Campus Saúde, 162 vestibulandos eram aptos a realizar os exames em espaços com acessibilidade e em salas com tecnologias assistivas e condições apropriadas às necessidades.
Para os inscritos com deficiência que não haviam solicitado com antecedência atendimento especial e que encontraram alguma barreira de acessibilidade no local de prova, a Ufrgs disponibilizou transporte até o prédio apropriado.
O vestibular da Ufrgs, que seleciona para 4.017 vagas do acesso universal em 2018, teve 32.438 inscritos – 19.171 do sexo feminino e 13.267 do sexo masculino. Dos 55 locais de prova, 46 estão na Capital, onde 28.534 inscritos fazem o concurso.
*Atualizada às 17h