Divulgados gabaritos do primeiro dia de provas da Ufrgs

Provas ocorreram no último fim de semana - Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Os gabaritos das provas do primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram divulgados às 17h, no site do concurso. As médias e o índice de abstenção só devem ser conhecidos amanhã.
O vestibular prossegue até o dia 10 de janeiro. Nesta segunda-feira, os candidatos respondem as questões de Língua Portuguesa e escrevem a Redação; na terça, vão ser aplicadas as provas de Biologia, Química e Geografia. Na quarta, é a vez das provas de História e de Matemática.
O concurso teve início com as provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna em 55 locais em Porto Alegre, Imbé/Tramandaí e Bento Gonçalves. Hoje, a Comissão Permanente de Seleção prorrogou em 15 minutos o horário de fechamento dos portões, em todos os locais de prova, após o monitoramento das condições de trânsito, pela EPTC, das principais vias de acesso ao Campus do Vale, onde se concentra o maior número de candidatos – quase 6 mil.
“Amanhã, segundo dia do concurso, não esperamos que se repita”, disse o reitor, Ruy Oppermann, em uma entrevista coletiva à imprensa. De acordo com ele, segue mantido o horário de fechamento dos portões às 8h30min. O reitor também destacou o ambiente tranquilo em que foram aplicadas as provas para os candidatos que solicitaram atendimento especial. Concentrados na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, no Instituto de Psicologia e no Anexo do Campus Saúde, 162 vestibulandos eram aptos a realizar os exames em espaços com acessibilidade e em salas com tecnologias assistivas e condições apropriadas às necessidades.
Para os inscritos com deficiência que não haviam solicitado com antecedência atendimento especial e que encontraram alguma barreira de acessibilidade no local de prova, a Ufrgs disponibilizou transporte até o prédio apropriado.
O vestibular da Ufrgs, que seleciona para 4.017 vagas do acesso universal em 2018, teve 32.438 inscritos – 19.171 do sexo feminino e 13.267 do sexo masculino. Dos 55 locais de prova, 46 estão na Capital, onde 28.534 inscritos fazem o concurso.
*Atualizada às 17h