SSP manda abrir inquérito sobre vídeo que mostra detentos usando cocaína

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, determinou que a Polícia Civil abra um inquérito para apurar o tráfico de drogas e o uso de celulares em um presídio gaúcho. A medida decorre da divulgação, em redes sociais, de um vídeo no qual pelo menos 12 presos consomem cocaína.
Inicialmente, a informação era de que o consumo de drogas acontece no Presídio Central mas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), não é possível determinar em qual casa prisional foram feitas as gravações, por meio de aparelho de telefone. Ainda de acordo com a Pasta, o procedimento vai ser instaurado “junto às medidas administrativas que já estão sendo adotadas pela Brigada Militar e pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)”.
Para a Secretaria, não são claras as circunstâncias e os envolvidos e, dessa forma, a investigação precisa ser imediata e profunda.
Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública na íntegra:
O secretário Cezar Schirmer determinou à Polícia Civil a abertura de inquérito policial para apurar o tráfico de drogas e o uso de celulares em presídio gaúcho, em virtude da divulgação nas redes sociais de um vídeo onde presos consomem cocaína, supostamente em um estabelecimento prisional do Estado.
O procedimento será instaurado junto às medidas administrativas que já estão sendo adotadas pela Brigada Militar e pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Os envolvidos nas gravações, no consumo e no tráfico, a entrada de celulares e de drogas, bem como as circunstâncias, o local e a data do ocorrido ainda não estão claras e precisam ser investigadas imediata e profundamente.
O secretário classificou como inaceitáveis, provocativas e acintosas a conduta dos presos. Schirmer ainda destacou que este tipo de fato é decorrente de décadas de omissão e aceitação do Poder Público a este tipo de comportamento e lembrou fatos idênticos ocorridos em governos anteriores, especialmente em 2014.