Seis mil servidores de Porto Alegre fizeram empréstimo do 13º salário em uma semana

O número de servidores do município de Porto Alegre que fizeram empréstimo no Banrisul para receber o 13º salário chega a seis mil, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). O que corresponde a 22% dos 26,8 mil municipários que podem solicitar o benefício. O número foi contabilizado até o final da tarde de quinta-feira.
O município vai pagar a indenização aos servidores e agentes políticos que anteciparem a gratificação. A medida vale também para inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios. O benefício começou a ser disponibilizado pelo Banrisul, por meio de empréstimo, no dia 26 de dezembro, para correntistas. No dia 3 de janeiro, quem não possui conta começou a ser atendido para realizar a operação. A antecipação do 13º somente poderá ser solicitada até o dia 19 de janeiro.
Se a opção do funcionário for a de contratar o empréstimo em outra instituição bancária, o valor indenizado será a correção monetária pelo IPCA + juros legais, que é o equivalente a 1,42% ao mês. Quem não antecipar a gratificação natalina na rede bancária receberá da prefeitura a gratificação parcelada em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro de 2018, medida que também será acrescida de correção monetária pelo mesmo percentual.
Na quinta-feira, servidores com dívidas ou processo contra o banco enfrentaram problemas para conseguir o benefício, mesmo após decisão liminar determinando que o empréstimo fosse oferecido sem a cobrança de tarifas extras. O problema foi solucionado à tarde. Conforme o Sindicato dos Municipários da Capital (Simpa), os trabalhadores filiados estão conseguindo obter o financiamento.