Empresa de coleta de lixo é multada pela Prefeitura de Porto Alegre por falta de GPS em caminhões

A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre (Surb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Capital, multou em quase R$ 130 mil a BA Ambiental, empresa que realiza a coleta de resíduos domiciliares na Capital. Segundo a Pasta, os 81 caminhões não cumprem a liminar que obriga o monitoramento de veículos que prestam o serviço de recolhimento de lixo por meio de GPS. A aplicação da penalidade já foi publicada no Diário Oficial do município.
No dia 1º de dezembro de 2017, a empresa havia sido notificada da falha nos equipamentos. Entretanto, segundo a prefeitura, apesar da BA Ambiental ter apresentado uma defesa, o problema não foi solucionado e o rastreamento em tempo real permanecia com falhas. Com isso, uma nova intimação foi aplicada e a prestadora tem cinco dias úteis para a apresentação de recurso e defesa.
De acordo com o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, a orientação é para que todos os departamentos fiscalizem os termos de cada contrato firmado com a prefeitura. “Isso é respeito ao dinheiro dos contribuintes que pagam esta conta e desejam serviços de qualidade”, aponta.
A Rádio Guaíba não conseguiu contato com a empresa BA Ambiental até o fechamento desta reportagem.