Cerca de 55 mil veículos devem pegar a freeway nesta sexta-feira

O primeiro final de semana do ano deve ser movimentado na freeway. A expectativa é de que cerca de 55 mil veículos peguem a rodovia nesta sexta-feira, com destino ao Litoral Norte, de acordo com a Triunfo Concepa, que administra o trecho. Já no sábado, são esperados mais 40 mil veículos.
Os melhores horários para viajar é até as 14h desta sexta-feira ou após as 12h de sábado. Para a volta, no domingo, a indicação é de que a viagem seja feita até as 14h.
Caso o movimento esteja muito intenso, a concessionária deve liberar o acostamento como faixa adicional. Na ida, a liberação é do km 75 ao 60, em Gravataí. No retorno, do km 1,5, em Osório, ao 26, em Santo Antônio da Patrulha. Sinalizações na rodovia, feitas com painés de luzes piscantes, informam os motoristas sobre o uso do acostamento, que tem velocidade reduzida, de 70 km/h.
Ainda para dinamizar o fluxo de veículos, a Concepa realiza a operação Papa Filas nos pedágios de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí. Funcionários passam para recolher as tarifas de pedágio já nas filas. Dessa forma, ao passar pela cabine, basta o motorista apresentar comprovante de pagamento, o que contribui com a fluidez no tráfego.