Apreensão de drogas cresce 7% no RS

As forças policiais do Rio Grande do Sul apreenderam em 2017 mais de 11,2 toneladas de drogas. Os dados, divulgados pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc), dizem respeito a maconha, cocaína, crack e haxixe. O montante é 7% maior que a quantidade recolhida em 2016. Além disso, mais de 18 mil comprimidos de ecstasy e oito mil pontos de LSD foram retirados de circulação, um aumento de 26% e 67%, respectivamente.
As drogas foram incineradas em três ações que ocorreram em abril, junho e outubro. Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o crescimento nas apreensões se justifica pela intensificação das ações das polícias e pelo reforço no efetivo.
Em 2017 foram 296 operações desencadeadas pela Polícia Civil, das quais 32 especiais do Denarc. Em junho, a Operação Rosa dos Ventos possibilitou o recolhimento de uma tonelada de maconha, em Eldorado do Sul. O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, também lembrou que, só no ano passado, foram apreendidos e sequestrados bens móveis e imóveis e dinheiro do crime organizado, cujo a soma ultrapassa R$ 60 milhões.