Após decisão judicial, servidores da Capital obtêm empréstimos do 13º

Depois de reclamações de servidores, a rede de agências do Banrisul passou a conceder os empréstimos do 13º salários ao funcionalismo de Porto Alegre. O Sindicato dos Municipários confirmou que trabalhadores filiados estão conseguindo obter o financiamento desde a tarde de hoje.
Até a manhã dessa quinta-feira, o banco não vinha cumprindo a liminar que impede a instituição de negar ou cobrar 25% para a operação de créditos aos servidores que tenham dívidas ou processos contra o banco. Além disso, o Banrisul não pode exigir que os funcionários não correntistas abram conta na instituição.
O Banrisul foi notificado oficialmente da decisão liminar da Justiça na manhã desta quinta. Conforme o relato dos municipários, servidores foram constrangidos ao terem o crédito negado. Apesar do problema, seis mil funcionários já aderiram ao empréstimo.
O município vai indenizar os servidores públicos – ativos ou aposentados – e agentes políticos que anteciparem a gratificação. No dia 26 de dezembro, o Banrisul disponibilizou a linha de crédito para os servidores que já possuíam conta no banco; e nessa quarta, para os que ainda não eram correntistas.
Nesta sexta, as agências voltarão a abrir, a partir das 9h, para atender os municipários que desejarem contratar o empréstimo. O Banrisul vai disponibilizar esse horário ampliado enquanto houver necessidade, conforme a procura.