Porto Alegre: hotel de dez andares vai preservar fachada do antigo Cine Astor

Um hotel de cerca de seis mil metros quadrados vai ser construído no terreno que abriga a fachada do antigo Cine Astor, na zona Norte de Porto Alegre. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) expediu a licença de instalação durante a semana. A construção fica na avenida Benjamin Constant e a obra fica a cargo da empresa Endutex Hotéis Brasil Ltda.
A prefeitura garante que a fachada do antigo cinema vai ser preservada, conforme orientação da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural. O prédio vai ter 10 andares e um nível de subsolo. Serão 149 quartos e 33 vagas de estacionamento.

A licença ambiental estabelece condições e restrições quanto à vegetação, movimentação de terra e resíduos sólidos, embora tenham sido autorizados o transplante de uma figueira nativa e a remoção de cinco árvores.
Cine Astor
A origem do Astor remete ao Cinema Orpheu, com capacidade para 1891 lugares. A edificação foi projetada em 1922 por Eduardo Pufal, sendo inaugurada em 3 de outubro de 1923, intercalando sessões de cinema com shows de música. A partir de 1963, passou a se chamar Cine Astor, nome pelo qual ficou mais conhecido, e ainda hoje, é lembrado. O local encerrou as atividades em 1993.