BM recebe reforço de 484 soldados para policiamento ostensivo

Foto: Alina Souza/CP

Em Porto Alegre foram designados 142 policiais militares | Foto: Alina Souza
Em Porto Alegre, foram designados 142 policiais militares | Foto: Alina Souza/CP

O policiamento ostensivo da Brigada Militar recebeu oficialmente, na manhã desta quarta, reforço de 484 alunos soldados em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre foram designados 142 policiais militares. Já 56 ficaram na Serra; 57 no Vale dos Sinos; 40 no Centro Sul; 100 na Região Metropolitana; 53 no Litoral Norte e 36 na região Central. O estágio operacional, supervisionados por oficiais, prossegue até o dia 19 de fevereiro, sendo considerado um treinamento final do curso de formação. “É a operação Avante Visibilidade”, afirmou o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago. Na Capital, a solenidade ocorreu na Praça Itália, entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. Todos os alunos soldados estarão formados no dia 6 de abril, sendo então distribuídos conforme planejamento da corporação.
O coronel Dal’Lago explicou que o objetivo é trazer a “percepção de segurança” à população e atuar na repressão, com abordagens e prisões. “Eles farão um diferencial”, assegurou, acrescentando que a presença ostensiva dos alunos soldados também vai “afugentar” a criminalidade. A atuação do novo contingente também tende a amenizar a falta de policiais militares que foram deslocados para a Operação Golfinho.
O comandante-geral da BM aproveitou o evento para confirmar a chegada de mais 100 novas viaturas, entre Toyota Corolla e Mitisubishi L200, no início de fevereiro. “Um novo processo de compra de carros e motos está em andamento. A renovação da frota ocorre ainda no primeiro semestre deste ano”, adiantou. Ele destacou ainda a distribuição de 150 novas espingardas calibres 12 para a tropa.
Durante a cerimônia, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, enfatizou que a visibilidade é fundamental. “O policiamento está presente, atento e vigilante no enfrentamento do crime. Isso dá resultados muito positivos”, declarou. Responsável pelo Comando de Policiamento da Capital da BM, o coronel Jefferson de Barros Jacques observou que a distribuição dos 142 alunos soldados vai contemplar todos os batalhões da cidade.