Depois de cinco dias parado, aeromóvel de Porto Alegre deve retomar operações nesta quarta

Uma falha mecânica deixa o Aeromóvel de Porto Alegre inoperante há cinco dias, desde 29 de dezembro. De acordo com a Trensurb, que gerencia o sistema, um dos ventiladores encarregado da propulsão do veículo sofreu um colapso em duas pás, o que exigiu do fabricante o envio de um componente novo para a substituição. A linha atende, em média, duas mil pessoas por dia, entre a estação Aeroporto do Trensurb e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, e vice-versa. A alternativa para os usuários, desde sexta-feira, vem sendo utilizar a van, gratuita, que integra a estação de trem aos dois terminais aéreos da Capital.
Como o veículo segue no prazo de garantia, não há custo para a Trensurb, segundo a assessoria da estatal. A expectativa é de que o aeromóvel volte a operar na manhã desta quarta-feira, conforme o gerente da área. Hoje, o equipamento passou o dia em manutenção. A Trensurb explica, ainda, que em função do feriadão, não houve tempo hábil de fazer a troca.
As viagens foram oficialmente suspensas no sábado, dia 30. Durante a sexta, houve várias tentativas de retorno, mas sem êxito. Funcionários trabalharam até a 1h30min da madrugada, mas os testes não foram aprovados para a retomada segura da operação.