Terça-feira é o último dia para pagar IPVA com desconto máximo

Foto: Sofia Wolff / Especial Palácio Piratini / CP

Desconto máximo é válido apenas para quem pagar o imposto até terça-feira | Foto: Sofia Wolff / Especial Palácio Piratini / CP
Desconto máximo é válido apenas para quem pagar o imposto até terça-feira | Foto: Sofia Wolff / Especial Palácio Piratini / CP

O motorista que quiser garantir o desconto máximo do IPVA 2018 pode pagar o imposto até esta terça-feira. Para conseguir o abatimento de 24,72%, o proprietário do veículo precisa somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
O imposto pode ser quitado nos bancos no qual o motorista é cliente – podendo ser pago inclusive no caixa eletrônico e no home banking. Além disso, lotéricas da Caixa Econômica Federal e os correspondentes bancários do Banrisul também recebem o IPVA.
Pelo último levantamento da Receita Estadual, até a última quarta-feira 377.857 veículos haviam quitado o IPVA 2018, o que representa 10.3% da frota que precisa recolher o tributo (3.643.682 veículos). A arrecadação acumulada chegou a quase R$ 305 milhões. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA 2018, com a metade do valor repassada de maneira automática para as prefeituras gaúchas conforme o município de licenciamento do veículo.
Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Desde 13 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Consultas e dúvidas
Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.