Após réveillon, garis removem mais de 285 toneladas de lixo da Praia de Copacabana

A festa de réveillon na Praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis que se revezaram em uma operação que começou ontem e terminou hoje, antes das 10h, segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). O volume é um pouco menor que o do ano passado, quando 290 toneladas de lixo foram retiradas do local após o evento.
Para a festa da virada, que reuniu 2,4 milhões de pessoas, foram colocados cerca de 700 contêineres extras em Copacabana, facilitando o depósito de lixo. Segundo a Comlurb, essas lixeiras ajudaram a reduzir o descarte de grandes volumes nas ruas, como embalagens de gelo e de cerveja.
Em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro, foram retiradas das praias 653 toneladas de lixo – 100 toneladas a mais que em 2017. A praia carioca com maior aumento da quantidade de lixo foi a da Bica, na Ilha do Governador, na zona norte, que recebeu shows na madrugada.
Antes da virada, como forma de chamar atenção, a Comlurb aplicou 38 multas de até R$ 200 em Copacabana para quem descartou lixo no chão. Apesar das autuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avaliou que as pessoas estão mais conscientes. “Houve uma percepção da equipe que, realmente, houve uma redução, geral, no volume de lixo”.
A fiscalização de hoje vai ser feita na orla e também no Terreirão do Samba, no centro, onde o tradicional bloco de carnaval Cordão da Bola Preta comemora os 100 anos de fundação.